Curso de Formação para Educadores: “Arte e Comunicação”

Curso gratuito de Arte e Comunicação abre inscrições dia 11 de junho.

 

Educadores de Belo Horizonte e Região Metropolitana terão oportunidade de participar de capacitação semi-presencial inédita.

Começam no próximo dia 11 as incrições para o curso Formação para Educadores: Arte e Comunicação. A iniciativa faz parte do Programa de Formação de Público em Arte e Tecnologia no Museu das Telecomunicações, realizado pela Associação Imagem Comunitária e pelo Instituto Oi Futuro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A formação, de modalidade semi-presencial, é direcionada para educadores de escolas, ONGs e grupos culturais. O objetivo é promover o acesso a referências contemporâneas nos campos da cultura, arte, comunicação e tecnologia. A expectativa é de que o curso também seja um espaço que possibilite a construção de novas práticas educativas e a troca de experiências.

Pesquisas recentes mostram que, no Brasil, a procura pelo ensino a distância  aumentou em 1000% nos últimos 8 anos (Fonte: IBOPE/NIELSEN). Especialistas acreditam que tal crescimento se dá pela expansão do acesso à internet e pela natureza democrática desta modalidade de ensino. Os cursos a distância permitem que o aluno concilie estudo e trabalho com mais facilidade, permitindo-o permanecer por mais tempo no ambiente familiar.

Formação para Educadores: Arte e Comunicação será dividido em quatro módulos e terá duração de 4 meses. Além das atividades online, haverá encontros presenciais nos dias 04/08, 01/09, 29/09, 27/10 e 01/12. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas  e a seleção dos candidatos será feita mediante avaliação da ficha de inscrição. Para todos os alunos que comparecerem aos encontros e cumprirem as atividades propostas será emitido certificado. Os interessados devem entrar em contato pelo secretaria@eadcultura.com.br ou pelo telefone (31) 3224-6700.

Conheça os professores do curso

 

Módulo I – Cultura e Educação

Prof. Roberto Almeida: Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG (2006) e mestrado em Comunicação Social pela mesma instituição. Foi professor do curso de Jornalismo da PUC-MG e do curso de Comunicação Social da UFMG. Atualmente, faz parte da equipe de coordenação da Oi Kabum! BH – Escola de Arte e Tecnologia.

 

Módulo II – Arte e Contemporaneidade

Prof. Pedro Aspahan: Músico e mestre em Comunicação Social pela UFMG, tendo estudado o cinema de Robert Bresson. Atua como diretor, técnico de som e montador, especializando-se no campo do documentário. Foi premiado em 2008 pelo edital Filme em Minas, por meio do qual dirige seu primeiro documentário de longa-metragem intitulado: “Matéria de Composição” (em finalização). É professor da Oi Kabum! Bh – Escola de Arte e Tecnologia, membro da Associação Filmes de Quintal e trabalha na produção do Forum.doc.

 

Módulo III – Comunicação e Espaços Educativos

Profa. Cirlene Cristina de Sousa: Doutoranda em Educação pela UFMG. Mestre em Comunicação Social pela UFMG, especialista em Cultura e Meios de Comunicação pelo SEPAC/ PUC-SP (COGEAE) e graduada em História pela UFMG. Tem experiência nas áreas de educação, juventude e comunicação, com ênfase em educação juvenil, estudos de mídias, metodologia e pesquisa em comunicação.

Módulo IV – Tecnologia e Educação: por que e como inovar?

Profa. Beatriz Bretas: É doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Foi professora do Departamento de Comunicação da Fafich/UFMG, de 1978 a 2011. Como pesquisadora do CNPq, realizou estudos com foco na comunicação mediada por computador. Atualmente exerce a coordenação pedagógica do Programa Educativo do Museu das Telecomunicações/ Oi Futuro, em Belo Horizonte. Também é consultora da Secretaria de Educação de Minas Gerais para a área de Comunicação Aplicada, no projeto Reinventando o Ensino Médio.

 

Serviço:

Curso gratuito Formação para Educadores: Arte e Comunicação

Inscrições: De 11  a 30 de junho.

Informações sobre a inscrição: secretaria@eadcultura.com.br ou (31) 3224-6700

Contato para imprensa: (31) 3224-3463 / (31) 9178 – 8501 debora@aic.org.br

Deixe um comentário